Home
Ananda Surya
Yoga
Yoga no Ananda Surya
Horários
Mantras
Dicas Ayurvédicas
Mensagem da Semana
Artigos
Vídeos
Indicação de Livros
Cursos e Eventos
Receitas
Fotos
Links
Contato
       



Limões tanto purificam como nutrem e estimulam a digestão. Para reduzir toxinas, tome limonada não açucarada quantas vezes ao dia desejar.

Manteiga Clarificada ou Ghee é o melhor alimento para o rejuvensecimento e promoção de longevidade. Ajuda na digestão e acalma os nervos. A taxa de absorção é alta, o que faz desta um excelente meio para transportar nutrientes de outros alimentos para os tecidos.

Tâmaras e Figos são super valorizados como fontes de energia. Nos ajudam a construir os tecidos. Coma um de cada todos os dias.
Amêndoas são nutritivas e sustentam a vida. Ayurvêda recomenda descascar amêndoas porque a pele é levemente tóxica. Coma amêndoas diariamente para aumentar o alongamento e energia.

Broto de feijão-mungo é dentre os legumes o melhor para digestibilidade, além de proporcionar benefícios à saúde. Apresenta propriedades antioxidantes, combate radicais livres e previne o envelhecimento precoce. São particularmente nutritivos quando misturados com arroz ou outros grãos.

Gengibre é frequemente referido como o “remédio universal”. Promove boa digestão e ajuda na remoção da ama. Gengibre torrado e em grão é mais concentrado no sabor e em seus efeitos. Para auxiliar na digestão, coloque um punhado de gengibre fresco no suco de limão e tome meia hora antes da refeição (sal a gosto).

Cuminho serve como auxiliar digestivo e redutor de ama de todos os doshas. Para ajudar a reduzir as toxinas, comece o dia tomando água quente com uma pitada de cuminho e gengibre.

Lassi é preparada com iogurte natural, manga, pimenta, água de rosas, açúcar mascavo ou mel, cardamomo e gelo. É uma excelente ajuda nutritiva e digestiva, que se deve tomar durante ou depois da refeição.

Sucos, Frutas da Estação são altamente purificantes e nutritivos. As frutas devem estar completamete maduras para o valor máximo de cura.

Vegetais e Folhas Verdes são ambos nutritivos e purificantes. Seu sabor amargo estimula o fígado, ajuda no balanço do açúcar no sangue, e ajuda em melhores condições da pele. Prepare com um pouco de manteiga ou óleo.

Leite de Vaca é considerado um vitalizante pela Ayurveda e é recomendado para os que atrofiaram depois da lesão. É aconselhável que se ferva o leite para remover a propriedade que causa excesso de muco. Para reduzir as características de entupimento do leite, adicione uma pitada de gengibre e/ou pimenta preta. Também, o leite deveria ser bebido separadamente de alimentos com qualquer outro sabor que não doce.

Água é universalmente boa para qualquer um, e assiste vigorosamente todas as curas. Promove a digestão e, quando embebida quente, é particularmente efetiva para a remover a ama.

fonte: Site oficial da Revista Prana Yoga Journal



Ferver uma colher de chá de pó de gengibre em ¼ de xícara de água e inalar o vapor.

Folhas de eucalipto fervidas da mesma maneira também são excelentes para abrandar resfriados.

Óleo de Eucalipto aplicado nas laterais do nariz ajudará a aliviar a congestão.

fonte: Vasant Lad. A Ciência da Auto Cura


Gargarejar com um copo de água morna na qual tenham sido adicionadas uma pitada de sal (marinho) e duas pitadas de pó de açafrão.

Também chupar um cravo inteiro com um pouco de açúcar (para tosse seca).

fonte: Vasant Lad. A Ciência da Auto Cura


CARDAMOMO

O cardamomo é aromático, estimulante e refrescante. Ele também acende o fogo digestivo. Refresca a mente e estimula o coração.

O cardamomo é levemente adstringente, doce um pouco picante. Ele deve ser usado apenas em pequenas quantidades, pulverizando chás ou sobre legumes.

O cardamomo fortalece o coração e os pulmões. Também alivia gases. É um atenuante para dor e um aguçador para mente. Abre a respiração e refresca o hálito.

CRAVO-DA-ÍNDIA

Cravos-da-índia são naturais amenizadores da dor. O seu óleo é usado  para aliviar dores de dente. Também minoram tosses, congestão, resfriados e problemas nos paranasais. Uma pequena gota de óleo de cravo pode ser adicionado na água quente e seu vapor aspirado como descongestionante. Isto aliviará a obstrução nasal e a congestão. 

CANELA (cinamom)

Essa erva é   aromática e estimulante, com propriedades anti-sépticas e refrescantes. O paladar é levemente picante e adstringente. Sua ação no corpo é quente.

A canela é boa erva desintoxicante.  Ela cria a sensação de frescor, fortalece e energiza os tecidos. Ela também atua como aliviador da dor.

 A canela inflama agni (fogo digestivo), promove a digestão e tem ação purificadora natural. Também estimula a transpiração. É boa para aliviar resfriados, congestão e tosse.

GENGIBRE

Essa erva é usada seca e fresca. Ambas são aromáticas e picante. O gengibre é um estimulante e carminativo (antiflatulento). O gengibre fresco possui mais água e é mais brando; na forma de pó é mais forte e tem ação mais penetrante.

O gengibre é o melhor remédio doméstico para problemas de kapha como tosse, coriza, congestão nasal e na garganta.

CANELA, CRAVO, CARDAMOMO E GENGIBRE - são usados juntos como  para aliviar a tosse e a congestão e para promover a digestão. Deve ser tomado em pequenas quantidades, um gole por vez.

>> Veja a receita deste chá

fonte: Vasant Lad. A Ciência da Auto Cura



        
Dra. SUNANDA RANADE

1) só comer quando seu corpo tiver naturalmente fome.
2) não coma até que seu estômago tenha terminado de digerir a refeição prévia.
3) não coma quando você estiver bravo, preocupado ou transtornado, isso perturba o Agni.
4) não coma demais ou de menos.
5) não beba líquidos gelados antes da refeição, durante ou  depois de uma refeição. O frio choca o corpo, inibe o Agni e forma ama.
6) não coma nada sentado à frente da TV, principalmente assistindo filmes de terror ou qualquer outro com tema assustador ou de suspense.
7) evite combinações incompatíveis de alimentos.
8) evite alimentos que você não gosta, porque não satisfarão a mente.
9) evite comer sobras ou alimentos requentados; eles contêm pouco Prana.
10) coma alimentos saudáveis que agradem aos sentidos.
11) Desfrute do alimento que você come em uma atmosfera de respeito e amor.

Texto do Site:www.medicinaindiana.com.br



       Meditar ajuda na liberação de endorfina, um forte tranqüilizante que provoca a sensação de alegria e de bem estar.

      Diminui a produção de adrenalina e cortisol, hormônios secretados em situações de estresse, e de radicais livres, substâncias que atuam no envelhecimento humano.

      Quem medita tem auto-estima mais elevada, maior poder de concentração, mais facilidade para aprender coisas novas e maior poder de raciocínio. Isso porque o fluxo sanguíneo aumenta na região do cérebro que comanda essas funções.

      Meditadores também são mais tolerantes, estão mais preparados para lidar com situações difíceis e conseguem se relacionar melhor com os outros.Por fim, quem medita fortalece o sistema imunológico, que fica mais resistentes a doenças psicossomáticas, como gastrite e enxaqueca e a doenças auto imunes, como a esclerose múltipla e a artrite reumatóide.     

 

As informações contidas aqui não pretendem diagnosticar, tratar ou curar nenhuma doença.  Sempre  consulte um profissional qualificado para uma orientação completa, antes de proceder qualquer mudança em seu estilo de vida, alimentação ou uso de qualquer planta mencionada neste web site.


                                            






Copyright © 2006-2016 Juciara Cabral & Leandro Gomes. Reprodução autorizada com autorização por escrito dos autores.

                                                                                                    

 
   
   
   
Top