Home
Ananda Surya
Yoga
Yoga no Ananda Surya
Horários
Mantras
Dicas Ayurvédicas
Mensagem da Semana
Artigos
Vídeos
Indicação de Livros
Cursos e Eventos
Receitas
Fotos
Links
Contato
       


         A palavra YOGA significa UNIÃO E EQUILÍBRIO. E foi criada para proporcionar ao praticante, o mais alto grau de liberdade e vitalidade.

        O Yoga é capaz de nos dar, hoje, uma orientação tão firme quanto dava há cinco milênios ou mais. O Yoga é para todos. Seus vários caminhos não só opõem uns aos outros como também, sem dúvida alguma, se completam. Tem o objetivo de desenvolver não só a parte física, mas também a parte mental, emocional e espiritual, envolvendo o homem na sua totalidade.

        Na prática a investigação é constante, através de Dhyana (Meditação)  dos Ásanas (posturas) e Pranayamas (exercícios respiratórios), que os praticantes usam como ferramentas para trabalhar o corpo físico e expandir a visão interior.    

       O Yoga é um estado de Paz Absoluta, de tal maneira que não há nenhuma fantasia nem pensamentos. O Yoga é o controle da mente e de suas modificações. O Yoga nos ensina como controlar as alterações da mente e obter a liberação. Ele nos ensina como transmutar a natureza pecadora e alcançar o estado de Divindade. Ele é a completa supressão da tendência da mente transformar em si mesma no interior dos objetos dos sentidos, pensamentos, etc. O Yoga extermina toda a espécie de dores, misérias e tribulações. Ele dá a você a liberação da roda de nascimentos e mortes (Samsara); e dos seus conseqüentes malefícios, doença e velhice, etc., e concede a você todos os poderes Divinos e a liberação final, por intermédio do conhecimento superintuicional.

         Yoga é eqüanimidade. Yoga é serenidade. A destreza nas ações é Yoga. Qualquer coisa, de melhor e mais elevada pode ser realizada na vida é, também, Yoga. O Yoga é, desta forma, o que tudo abraça, o que tudo inclui, e a sua aplicação universal conduz ao desenvolvimento de todas as qualidades do corpo, da mente é da alma,

        Primariamente, o Yoga é um estilo de vida, não é alguma coisa pela qual se separa da vida. Yoga não é o abandono da ação, mas a sua execução eficiente, de boa vontade. Yoga não o fugir de casa e da habitação humana, mas um processo de modelagem das atitudes de alguém na sua casa, na sociedade, com um novo entendimento. Yoga não é afastar-se da vida, é a espiritualização da vida.

Swami Sivananda

          

        


        Através da respiração e da execução de diversas posturas, o praticante desenvolve:

  • Resistência
  • Força
  • Flexibilidade
  • Equilíbrio
  • Concentração
  • Relaxamento
  • Consciência respiratória e postural
  • Melhora da capacidade pulmonar
  • Vitalidade e total bem-estar

        A prática também proporciona maior resistência a doenças, alivio das tensões e do estresse proporcionando paz e serenidade, sendo considerada uma atividade restauradora e preventiva.

       Segundo Feuerstein (2005) em seu livro uma Visão Profunda do Yoga, podemos praticar Yoga pelas mais diversas razões: manter a boa forma física; conservar ou recuperar a saúde; equilibrar o sistema nervoso; acalmar nossa mente excessivamente ativa; e levar uma vida mais significativa. Todos esses objetivos merecem nossa atenção e nosso esforço.

      
   
             

   
   


       De acordo com a Organizacao Mundial de Saúde (OMS),
  "Saúde não é apenas a ausência de doença, ela corresponde ao bem-estar biopsíquico e social"




Copyright © 2006-2016 Juciara Cabral & Leandro Gomes. Reprodução autorizada com autorização por escrito dos autores.

                                                                     

 
   
   
   
Top